Campanha politica em Minnesota

Desde que eu me graduei em maio da Universidade de Minnesota com um bacharel em Ciências Políticas, e Francês, eu tenho trabalhado na campanha do partido Democrata (Minnesota Democratic Farmer Labor Party). Eu sou o Organizador Comunitário para os latinos no meu distrito e no resto do estado.

O sistema político-partidário atual dos Estados Unidos é bipartidário, que consiste dos partidos Democrata e Republicano – o primeiro é liberal socialmente e economicamente, ex: Barack Obama, enquanto o segundo é conservador nas mesmas áreas, ex: George Bush.

Enquanto no Brasil o voto é obrigatório, aqui o voto é eletivo – ou seja, vota quem quer. Mas as comunidades marginalizadas não votam e não tem devida representação nos governos. Comunidades latinas, asiáticas, negras, indígenas não entendem que cada voto conta, e não votam. Se você não se sentar à mesa, estará no cardápio. E aqui, quanto mais gente vota, mais gente vota democrata. Há seis anos o Senador Al Franken ganhou por 312 votos no estado inteiro. E o governador Dayton ganhou por 0.4% dos votos. Imagina se cada voto não conta?

De Junho até o dia das eleições em Novembro nós temos que mobilizar a comunidade latina, registrar novos votantes, ajudar com que mais cidadãos participem do processo cívico, que entendam as diferenças entre partidos, e que votem. Eu passo todos os dias recrutando voluntarios e estagiaros que falam espanhol, e que possam me ajudar a sacar o voto latino. Eu represento a campanha em eventos politicos e crio conexões entre os eleitores e os candidatos. Através de um plano para engajar eleitores e criar poder na comunidade latina, eu toco portas, faço chamadas, e me reuno com membros da comunidade local todos os dias. Durante a semana estamos no escritorio das 9:30 as 21:30, de 10 as 20 nos sabados, e de 11:30 as 21:30 nos domingos.

As eleições são em uma semana, no dia 4 de Novembro, e com a ajuda dos meus voluntarios, nós tocamos 7500 portas, fizemos 19800 chamadas, registramos 360 novos eleitores, e ajudamos outros 370 a votar mais cedo.  Nós focamos em distritos onde a comundidade latina grande o suficiente para decidir o resultado das eleições.

Eu estou trabalhando 80 horas por semana porque eu acredito que responsabilidade civil é fundamental para o sucesso da democracia. Mas acredito que também ser um participante ativo em sua comunidade e no governo pode parecer mais como um privilégio do que um direito. E estou trabalhando para mudar isso. Eu quero que a juventude Latino tenha a mesma representação e oportunidades que um jovem de uma comunidade mais privilegiada. Como muitos deles, eu não posso votar, mas isso não significa que a minha voz que não pode ser ouvida. Eu aceitei este trabalho porque eu queria fazer barulho, registrando eleitores para votar e lhes ensinando sobre o precesso civico de Minnesota.

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 thoughts on “Campanha politica em Minnesota

  1. Luísa says:

    que calorzinho gostoso no coração descobrir esse link perdido nos favoritos e acabar aqui num dia em que você postou, Marcos meu amorrr! Tô com tanta saudade docê! Volta pra minha vida (ou me deixa voltar pra sua já que eu tô sem fb!)

    • Marcos C. says:

      Luísa, sua linda. Fiquei muito feliz com seu comentario. Que bom que você veio parar aqui bem no dia que eu postei.

      Muita saudade tambem. Como você ta?

  2. Lara Alvares says:

    Marcos SUCESSO … Que bom saber que esta fazendo o que gosta… Parabéns !!! 80 horas por semana…. NOSSAAAAA

  3. Monick Mendonça Arouxa says:

    Muito legal Marcos! Parabéns pelo trabalho que você está fazendo! E haja fôlego para tantas horas de trabalho

  4. Candida Olavo says:

    Marcos Mendonça estou muito orgulhosa de VC, meu sobrinho democrata…É lindo ver o amor pelo próximo …os ignorantes pobres …não conhece a força que tem o voto.É uma missão… Levar a verdade a liberdade aos oprimido e maginalisados

  5. Ellen Hawley says:

    Apologies if I’m missing the point here. I don’t know Portuguese, but I do know Spanish and I can follow a bit of this. Minnesota, eh? That’s the state I left to move to Britain. It’s a beautiful place, but my god it’s cold. Glad you’re working against the Republicans. They used to be horrible, but now they’ve gone completely insane.

Take your time writing a comment

